17.10.21

Deamblogações nocturnas

Chega-se a uma altura em que a vergonha ultrapassa a coragem da criatividade. Ou melhor, acho que isto acontece a tipos como eu que se acobardam à idade e ao estatuto (?). Tudo, às tantas, é medido em termos de idade e experiência, como se o decurso dos anos equivalesse à perda de liberdade criativa e à irresponsabilidade sadia. Na verdade, eu acho que o que custa mais é apercebermo-nos de que há muita gente por aí com vintes e tais que já tem capacidade crítica de nos julgar e arrumar de acordo com o que pensa. Porque pensa, sim, e tem opiniões e capacidade de as defender. Quando digo que custa, não estou a dizer que não devesse ser assim - ainda que bem que é - mas apenas que é lixado tomar consciência disto. É como se ficássemos (ainda) mais transparentes perante os outros. Só isso.

Quantas vidas são vividas a cada instante por pessoas que, um dia ou outro, nos dizem alguma coisa e que, até aí, nunca conhecemos.