4.8.14

Anotações matinais

1. Gaza: não consigo ficar contra Israel pela forma como defende a integridade do seu território (por razões que talvez explique depois), mas sou obviamente sensível ao drama humano, sobretudo do lado palestiniano. Como hoje alguém escrevia por aí, a única coisa inteligente a fazer é ficar do lado de todos os que sofrem. E sofrem muitos e de ambos os lados.

2. BES/ Novo Banco: há sempre coisas mal contadas e outras por contar. Mas também é preciso reconhecer que há muita coisa já contada e feita. Penso que a actuação do BPortugal foi célere e incisiva e, a ver vamos, não terá deixado margem para maiores afundanços e confusões, os quais seriam dramáticos na perspectiva da nossa economia. É preciso reconhecer o que está mal - e existem sempre coisas más -, mas é também necessário valorizar o que está bem e é bem feito. A separação das águas é, por princípio boa. Com excepção das pessoas que estão por dentro das questões técnicas e dos problemas existentes, nenhum de nós conhece a dimensão real da questão para vir dizer, sem mais, que o processo está a ser mal gerido.

3. SLB: uma nota cómica no meio de outras tragédias (esta não é certamente). O SLB continua a sua peregrinação ao inferno, sem data para o regresso, que espero seja lento e longínquo no tempo. Se o JJ bater com a porta, então é o descalabro total. A seguir com atenção.