14.7.14

Deamblogações vespertinas

O que eu vi na sexta-feira passada, ali na primeira fotografia, em pleno largo do Intendente, com um palco montado para os dois músicos de baixo tocarem, foi mesmo muito bom. Não digo que tenha sido sublime ou extraordinário, porque não sei bem o significado de tais adjectivos para um evento destes, mas foi sem dúvida memorável.
O largo estava à cunha - e o largo é grande, cabe lá muita gente -, na frente do palco havia várias filas de cadeiras e depois era gente por todos os lados: atrás das cadeiras e dos lados, inundando tudo.
Às 10h da noite entrou o Dead Combo, com o seu ar circunspecto, Tó Trips de chapéu de cano alto e Pedro Gonçalves de óculos escuros e fato às riscas, comme il faut. Um "boa noite" e vai cá disto que há muito a fazer.
Entre o público havia de tudo: as vizinhas que tinham vindo cedo, com toda a certeza, para arranjarem lugares à frente, a malta mai'nova do bairro do Intendente, os frequentadores do sítio - gente indiscriminada que por ali anda -, vários sem-abrigo que curtiam todos janados o som electrizante das guitarras, velhos de cadeiras de rodas, novos e semi-novos e outros semi-velhos e muita malta de fora que veio propositadamente para ver aquilo (como foi o meu caso). Entre esta última, também se via de tudo um pouco, mas já com o filtro da urbanidade habituada a este tipo de eventos (digo isto absolutamente sem qualquer pretensão).
E foi precisamente esta sã mistura de gentes, de gostos, de educações e de vivências que, juntamente com a música, me apaixonou na noite da passada sexta-feira. Todos comungavam do mesmo (uns mais do que outros, mas não é assim em todo o lado?), tinham o mesmo propósito e foram ficando rendidos à mesma música, que entusiasma quem a ouve e vê com atenção e respeito.
E depois, outra surpresa estava reservada para o final. À meia noite, depois de acabar o gig, pensava eu que nos íamos todos embora, deixando aquelas gentes entregues aos de sempre que por ali vivem. Mas mais uma vez estava enganado - assim como estava enganado quando me propuseram lá ir e eu vomitei que não me apetecia ir ao Intendente ouvir música... (próprio de um pateta arrogante, inculto e preconceituoso, que é o que eu sou) - porque dei por mim a ficar no largo por mais duas horas, com boa companhia a beber umas e outras como se estivesse em qualquer outro lado da cidade. E afinal estava, porque aquele é um lado como qualquer outro, como são os demais lados. Quaisquer.
Pois assim foi. Toma e embrulha ó Esperança.