Não nos deixemos enganar. É derrota, sim, mas não uma derrota qualquer. Tem que se tratar de uma derrota vergonhosa, pesada, "vexante". Portugal perdeu 14-10 contra a Roménia. Apesar de um dos objectivos deste mundial ter consistido numa vitória neste jogo, toda a gente minimamente ligada a este desporto sabia que seria muito difícil, essencialmente por 4 razões: historicamente apenas por uma vez havíamos vencido a Roménia (por 1 escasso ponto); os jogadores romenos são todos profissionais, estando muito mais habituados do que nós a estas andanças; a Roménia é superiora em termos físicos e de ranking e Portugal estaria (como se viu) muito cansado nesta fase do campeonato. Por tudo isto, seria muitíssimo difícil a vitória, mas ainda assim a equipa portuguesa teve a coragem de assumir desde o início (e não desde que o campeonato lhe começou a correr bem, o que teria sido bem diferente) que ela era um dos objectivos da campanha.
Ora, em 4 jogos difíceis, em que jogámos sempre melhor, perdemos com a Roménia por 4 (!) pontos e os jornalistas vêm classificar a derrota de «desaire»? Mas quem são estes jornalistas e o que percebem de rugby ou de qualquer desporto para dizer tamanha barbaridade?
São por certo os mesmos que depois do jogo entrevistavam os jogadores portugueses e não demonstravam o menor respeito por alguns deles que estavam visivelmente emocionados por se despedirem da Selecção. São os mesmos que mal sabiam o que lhes perguntar em termos desportivos para além do facto (de carácter emotivo e por isso muito mais fácil de vender) de se irem embora. São por certo os mesmos que preferiram explorar o pedido feito em público ao António Aguilar pela namorada em vez de lhe perguntarem coisas acerca dos jogos e do mundial.
Enfim. Este é o tipo de jornalistas que há em Portugal. Que lamento por ouvir estes ignorantes. Deviam aprender alguma coisa com os seus colegas estrangeiros, sobretudo ingleses. Só quando temos a sorte de ter um jogo (qualquer que ele seja) transmitido em simultâneo num canal português e inglês, é que percebemos o que perdemos todos os dias por não termos bom jornalismo especializado. Quem diz desporto, diz tudo o resto.
Infame sorte a nossa.