9.9.07

Deamblogações nocturnas

O iTunes tem, como se sabe, contribuído decisivamente para alterar os hábitos de comprar música. Essencialmente música, porque também há-de começar a notar-se no mercado do DVD.
Tem sido a única arma eficaz (ainda assim incapaz de pôr termo) contra a pirataria. Comprar música a € 0,99 é de facto atractivo.
Mas, entre muitas outras features do iTunes, há uma que me deixou boqueaberto, em especial por comparação com o atraso de Portugal nesta matéria: o iTunesU que não é mais do que um "subsite" do próprio iTunes, mas dedicado à universidade. Aí se encontram (já) inúmeras universidades - penso que todas americanas - que aí disponibilizam gratuitamente as suas aulas nas mais diversas matérias. Basta fazer o download e a seguir o sync para o iPod.
Vantagens para quem lá anda: podem ouvir as aulas com boa qualidade sonora; não têm que ter o famoso processo de desgravação (que lembrança!); podem ouvi-las as vezes que quiserem; têm as aulas todas seguidas.
Vantagens para quem lá não anda: tem acesso a um vastíssimo conhecimento, tendo em conta que são muitas as matérias que disponibilizam este processo de aprendizagem.
Moral da história: como sempre, os EUA na vanguarda do conhecimento, utilizando as plataformas mais inovadoras para promover esse conhecimento e a divulgação dos seus pólos de aprendizagem. A par disto, as universidades não se fazem rogadas e aproveitam para fazer alguma publicidade.
E qual é o mal?