2.10.17

Deamblogações matinais

Eu sei que nada ou muito pouca coisa do que se passa hoje em dia é fácil de explicar. Mas, mesmo assim, há coisas que me escapam e explicações que não consigo dar a evidências que saltam à vista e que, como evidências que são, me parecem demasiado óbvias para serem ignoradas.

Eis alguns exemplos:

Como é que Rajoy cai na armadilha de ter dado importância ao referendo na Catalunha, com isso sobrevalorizando os autonomistas e centrando - erradamente - a questão no domínio jurídico (inconstitucionalidade, etc.) em vez de no domínio estritamente político?

Como é que Passos - independentemente de estar "morto" ou "vivo" ou, até, em coma politicamente - não retira DE IMEDIATO consequências do absoluto cataclismo que foram os resultados do PSD e se demite ou anuncia que não vai recandidatar-se, com isso encerrando um ciclo da vida do partido e de Portugal?

Como é que Trump consegue ser tão mau (pessoal e politicamente) e tão mal aconselhado, permitindo que milhões de pessoas sejam afectadas negativamente pela sua própria incompetência, negligência e egoísmo, como sucedeu por estes dias em Puerto Rico?

Como é que ninguém - que eu tenha visto - tem a coragem de dizer de um modo claro e cristalino que o RU JAMAIS vai conseguir separar-se da UE, pelo menos nos termos inicialmente delineados (i.e. através de um clean cut) e que as excepções/ períodos transitórios/ etc. vão ser mais do que muitos, tudo fazendo para que a confusão seja mais do que muita e ninguém queira o que está a acontecer?

Como é que a UE não tem a coragem de dizer ao Governo polaco, húngaro e outros que aí venham com semelhantes ideias que essas mesmas ideias não são, simplesmente, admissíveis no contexto europeu e que, caso as mesmas persistam (com supressão da liberdade de imprensa, instauração do delito de opinião, centralização de poderes anteriormente dispersos, manipulação dos órgãos judiciais, etc.), os respectivos países têm de sair da UE?

Isto e muito mais encanita-me muito.