21.12.07

Deamblogações matinais


O discurso de Luís Filipe Menezes ontem num encontro qualquer do PSD demonstra bem o estilo desta nova liderança. Um estilo arrogante, belicoso, "fulanizante". Ao dizer que o Eng.º Sócrates não vai dormir à noite por causa das críticas quinzenais que o grupo parlamentar do PSD lhe vai fazer, ao dizer que lhe vai tornar a vida num "martírio", LFM mostra bem a toda a gente que não tem o nível que se exige a um líder do PSD.
Sinto francamente pena do partido e de todos os seus militantes e simpatizantes que esperam e merecem melhor.
Não pude deixar de sorrir quando o ouvi dizer que ou o PSD ganha 2009 ou pode preparar-se para ficar à deriva muitos mais anos. Mais: ou o PSD cerra fileiras agora ou bem pode preparar-se para andar em guerrilhas internas durante bom tempo.
O que quer isto dizer? Que LFM não admitirá uma oposição interna ou, pelo menos, vozes discordantes? Ou que, como ele de resto sempre fez, considera que após o desaire de 2009 (não tenhamos dúvidas quanto a ele), aparecerão novamente os talibans do partido, prontos para fazer a cama aos responsáveis pela derrota?
O líder do PSD, como, de resto, o líder da bancada parlamentar do partido, deviam fazer mais e falar menos ou, pelo menos, com mais nível. Muito falam de Francisco Sá Carneiro - que é seguramente o político morto com costas mais largas -. Bem podiam pensar em honrar a sua memória. Se não pelas ideias, pelo menos pelo nível e elevação.