31.3.08

Deamblogações matinais

O dia de reflexão sugerido pela Directora Regional de Educação do Norte à escola Carolina Micaelis é positivo. Como igualmente positivo é a sugestão de que o que se passou seja abertamente discutido entre professores e alunos, até no sentido de recolher contributos e opiniões destes para o problema vivido, em particular a questão relacionada com a utilização dos telemóveis.
Parece-me positivo por diversas razões: primeiro porque penso que a escola pública tem reduzida autonomia e vive em demasia das directivas/ instruções/ etc. do ME (nacional e localmente); segundo porque acho que a reflexão no seio da própria escola só pode trazer frutos, uma vez que a obriga a uma auto-reflexão crítica que permitirá inevitavelmente encontrar uma solução melhor do que a que existia (se é que existia alguma); terceiro porque considero muito positivo envolver os alunos. Se bem que neste último existe um perigo que está ligado ao facto de poder cair-se na tentação de esbatimento do poder da escola (e dos professores, o que é muito importante) face aos seus próprios alunos, como se estes, a partir do momento em que dão o seu contributo para encontrar uma solução para o problema, deixassem de fazer parte desse mesmo problema e, mais do que isso, passassem a gozar de um estatuto de igualdade perante os professores. Ora, não devemos esquecer-nos que os alunos não são iguais e devem obediência aos professores. A partir do momento em que a participação de alunos e professores, numa espécie de catarse conjunta, permita o esbatimento do lugar de cada um dos grupos face ao outro, entra-se num caminho tortuoso que não pode ter bom fim.
No entanto, se assim não for, há ou pode haver grandes ganhos.